quarta-feira, junho 23, 2010

Criatividade = Improviso = Barbixas = Espetáculo Improvável

Como o Teatro da Improvisação pode melhorar nossas habilidades sociais e nossa Criatividade?

O teatro como meio didático oferece a oportunidade para que as pessoas se conheçam mais e as outras que as cercam, operando a arte como um processo coletivo. Ao construir cenas e exercitar a improvisação, é possível recriar cenas vividas, cenas cotidianas, utilizando a imaginação, a criatividade e a percepção para desenvolver um olhar diferenciado sobre si mesmo e sobre as situações cotidianas. É compartilhando descobertas, sentimentos, idéias e atitudes que as pessoas estabelecem uma relação entre sua própria individualidade com a coletividade, desenvolvendo melhor a socialização.

Nesse contexto O teatro de improviso é uma espécie de jogo de atuação entre atores. Não é um jogo de competição mas sim colaborativo para que se atinja o objetivo que é criar com base em reais espontâneas e improvisadas uma boa história. As regras são somente para maximizar a experiência.

Regra #1: Sempre aceite, nunca negue

Algumas vezes esta é chamada de “Regra de Ouro” pois é a mais importante da improvisação, pois sempre deve-se aceitar qualquer coisa que seu parceiro diga ou faça como um fato. Qualquer item, personagem ou idéia que apresentar é agora, parte da cena. Isso pode ser alterado e modificado, mas nunca negar. Contradizer seu parceiro, o que é chamado de negação ou bloqueio, mata a cena. A regra número um da improvisação é “Aceite tudo!”.Nunca negue seu parceiro. Nós às vezes fazemos um exercício onde cada fala deve começar desta forma: “Sim, e…”.


Regra #2: Amplifique
Esta é a segunda parte mais importante do processo de improvisação e flui naturalmente ao aceitar aquilo que seu parceiro disse. Aceite sua oferta (tudo o que eles dizem ou fazem é considerado uma oferta), amplifique isso adicionando mais informação e devolva ao outro.


Regra #3: Evite bloquear ou negar
A forma mais óbvia de bloqueio é a negação da oferta de seu parceiro, mas há outras formas menos óbvias formas de bloqueio. Uma das mais comuns é a falha em amplificar, adicionando informação e deixando o outro em um beco sem saída. A segunda mais comum é quando um participante não consegue pensar em um bom comentário. É a mais praticada por iniciantes que se contentam em afirmar com a cabeça, ou dizer frases como “Sim, é verdade”,”Está tudo bem para mim” ou “Ok” que podem arruinar a cena (tente o truque “Sim e…” quando estiver sem idéias). Outra forma de bloqueio é a contra oferta que não tenha nada a ver com a oferta original. Isto é chamado de non sequitur. Non Sequitur pode entretanto, ter efeito cômico, mas obriga o parceiro a ter com o que se preocupar.

Regra #4: Evite perguntas
Esta é a regra mais difícil de ser seguida pois na vida real fazemos muitas perguntas, pois queremos informações precisas. Mas, na improvisação, tentar ser específico pode ser um desastre. É certo que uma hora ou outra, você ou seu parceiro irão quebrar esta regra. Responda, amplifique e continue.


Regra #5: Não Planeje
É muito tentador tentar levar o seu parceiro a uma direção específica, mas isso quase nunca funciona e destrói a cena. Isso leva ao bloqueio e interfere na espontaneidade.

Regra #6: Não se importe em ser engraçado
Quando você segue o processo, permite que a coisa flua, a graça simplesmente acontece. Forçar para ser engraçado não tem graça. Faça seu papel, seja espontâneo, acredite no processo, e você será mais engraçado do que se você tentasse ser cômico.

DICA NA PRÁTICA:

Quer saber como Funciona? Aprenda com os BARBIXAS no espetáculo IMPROVÁVEL

O espetáculo Improvável é um dos responsáveis pelo sucesso do grupo Os Barbixas que chegaram a levar a idéia de shows de improviso para a televisão nos programas Quinta Categoria da MTV e o É Tudo Improviso da Band.

No último vídeo publicado no canal deles no Youtube o desafio é "Sons Improváveis" onde duas pessoas da platéia vão ao palco fazer efeitos sonoros com a boca para preencher a cena que está sendo feita pelos atores.

Aprenda com os mestres, estude, se relacione, seja criativo e se DIVIRTA acima de tudo!!

Veja mais no site deles http://www.barbixas.com.br/

Nenhum comentário: