segunda-feira, outubro 27, 2008

Ser criativo é sair da Zona de Conforto

Para desenvolvermos nossa criatividade temos que adotar uma postura de desejar fortemente o que se deseja, não ter medo de arriscar, foco, perseverança, paciência e muita disciplina.

Muitos irão dizer que falar é fácil, porém digo com muita segurança, que se você realmente mudar suas atitudes, ousar sair da sua zona de conforto, é possível se tornar uma pessoa mais criativa em tudo que faz.

O primeiro passo dessa jornada é você escolher um objetivo, desejá-lo fortemente e através disso criar todo um planejamento para alcançá-lo.

As pessoas não estão acostumadas a desenvolverem um planejamento de vida, por isso, muitas demoram muito ou até mesmo não conseguem atingem seus objetivos.

Algumas dirão: “Para quê planejar?” ou então “ Vou fazer isso quando tiver dinheiro!” entre outras frases de comodismo.

O Planejamento é a base do seu pensamento criativo.
Através dele você irá imaginar maneiras e meios de realizar tarefas diferentes para que seja alcançado o seu objetivo. Ele te proporcionará a oportunidade de pensar em cada ação a ser tomada.

Criar um Planejamento já é ser ousado, pois você está quebrando suas regras, seu paradigma.
Não tenha medo de sonhar alto e de colocar no seu planejamento, pois se lembre de que fobia não combina com criatividade.

Quanto mais alto colocar suas metas, e conquistar ao menos a metade, mais longe estará da realidade que vive hoje (e muito melhor).

Sair da sua zona de conforto é pensar “O que posso fazer amanhã de manhã de diferente, ou melhor, para que eu alcance meu objetivo mais rapidamente”. Tenha a disciplina de prover esse tipo de pensamento todos os dias quando for dormir, seu cérebro se encarregará de lhe fornecer a resposta, mas lembre-se de perseverar, ter foco e paciência.

Cada pessoa acaba descobrindo qual é seu melhor processo de gerar idéias como ouvir música, estar no trânsito, no chuveiro, inspirando-se em Musas e Ídolos etc. Você irá encontrar a sua.

A técnica mais utilizada é realizar um Brainstorm (Tempestade de Idéias).
Quando fizer a pergunta do que você pode fazer amanhã, pegue uma folha e escreva o máximo de idéias possíveis (mínimo 20), com o tempo você perceberá que as idéias fluirão naturalmente.

Mas lembre-se: “Aja e não apenas decida-se”

“Haviam cinco sapinhos em cima de um tronco de árvore. Três decidiram pular quantos restaram em cima do tronco?”
Resposta: Os cinco sapinhos continuaram no tronco, pois três sapinhos apenas DECIDIRAM pular, mas não pularam.

Tente ver o mundo de forma diferente e então encontrará oportunidades para ser mais criativo, por exemplo, quando você vê uma lagarta qual o seu sentimento?

De repulsa, medo, nojo?

Ou fica maravilhado com a natureza, por ter criado um ser tão feio e repugnante em sua forma inicial e depois transformá-lo em uma linda borboleta?

Reflita “Pense Fora da Caixa”

Não veja somente a lagarta, pense mais além, veja a Borboleta e pule do tronco.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal!
Curti o tema, não imagino de onde veio...rs.

É o que eu estou fazendo atualmente, planejando e arregaçando as mangas, interessante essa do Bainstorm, não tinha conhecimento sobre ela, vou tentá-la.

Obrigado, sucesso!

Anônimo disse...

rsrsrs, pois é primo você me inspirou.

Qualquer dúvida manda pra gente.

Abração do primo.