segunda-feira, outubro 13, 2008

Criatividade é ser Ousado!

Algumas pessoas me perguntam após algumas de minhas palestras como elas podem ser mais criativas profissionalmente.

Em resposta vos digo para serem mais ousadas em suas atitudes, tendo ousadia como: coragem, galhardia, arrojo, atrevimento e audácia.

E ser ousado está diretamente relacionado com ser criativo, pois criatividade não é nada mais do que quebrar regras, mas para fazê-las, primeiro você deve conhecê-las.

Por exemplo, para um pintor surrealista tornar-se bom, ele precisa primeiro estudar o “Clássico” ou seja o realismo e depois quebrar as regras para tornar-se surrealista. O marketing a publicidade e a propaganda estudam o cliente (entendem suas regras), para depois poderem criarem alguma campanha, enfim conhecem e entendem primeiramente o "Clássico" para depois ousarem.

E se nós seguirmos essa linha de raciocínio iremos com certeza encontrar uma forma mais criativa de se fazer algo. Não é preciso que percamos noites de sono sobre “o como fazer”, comece a fazer naturalmente, relaxe, pois não conheço nenhum designer ou desenhista que começa a trabalhar sabendo exatamente o que irá criar. É claro que você deverá entender o trabalho, porém desconecte-se, assimile as informações, troque idéias, geralmente as melhores idéias surgem quando estamos fazendo outra coisa.

Busque alimentar sua mente como ler quadrinhos (caso nunca tenha lido ou a última vez que leu tinha 12 anos), vá ao cinema, jogue vídeo-game, vá ao teatro, reúna os amigos para uma partida do Jogo da Enciclopédia – quem não sabe enrola ou então WAR (quanto tempo você não joga um jogo de tabuleiro em família ou com os amigos?), enfim ouse mais em suas atitudes diárias.

A criatividade não pode ser entendida como um dom de poucos. Todo ser humano já a possuí em grande ou pequena escala, é necessário explorá-la. Porém depende de cada um ousar em pensar diferente.

Hoje por exemplo assisti novamente o DVD do filme Transformers (filme que adoro, não perdia um desenho animado quando criança) e uma cena do filme me fez refletir sobre ousadia. A cena se passa quando o garoto Sam Witwicky e sua amiga Mikaela ficam em frente ao carro Bumblebee com a porta do mesmo aberta para eles entrarem após uma batalha com o carro de polícia e Sam diz para Mikaela entrar no carro e ela fala “ Entrar ? Nesse carro e ir pra onde ?” e ele responde “Daqui a cinqüenta anos quando você lembrar da sua vida, não vai querer dizer que teve coragem de entrar no carro?”.

Pois é, será que fomos ousados o suficiente quando lembrarmos de nossas vidas daqui a cinqüenta anos?

Abaixo seguem alguns exemplos de idéias ousadas, inspirem-se:

Tartaruga e cerveja? Existe conexão? Isso é ousadia e criatividade.

Roupas para cachorro até aí tudo bem, e esses novos modelitos? Isso é ousadia e criatividade.

Camisinha métrica? Isso é ousadia e criatividade.







Propaganda Trident nas escadas de sala de cinema? Isso é ousadia e criatividade.


"Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos, é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis." (Sêneca)

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Léo,

Várias vezes eu me peguei nessas bifurcações de coragem e audácia, normalmente fico na mesmice da zona de conforto, estou mudando...
Pode ter certeza que daqui a cinquenta anos eu direi que tive coragem de entrar no carro!

Um grande abraço e sucesso!

Anônimo disse...

É isso aí primão, ter a atidude de sair da zona de conforto e se policiar a cada dia já é ser ousado.

É uma questão de hábito, logo, você será um caminhante na estrada da vida escolhendo e fazendo seu próprio destino sem que perceba, pois se tornará um pensador e não apenas um mero espectador da vida.

Grande abraço do seu primo.