segunda-feira, outubro 25, 2010

Excelência ,Criatividade e Inovação são mudanças comportamentais?


Hoje em dia muito se fala em Criatividade e Inovação, porém alguns segmentos e algumas áreas poucos colocam em prática tudo o que se discute e se aprende. Buscando o significado da palavra INOVAÇÃO chegamos segundo a mais famosa das enciclopédias digitais livres para editar, a Wikipédia: Inovação significa novidade ou renovação. Já nosso queridíssimo fiel escudeiro que nos acompanhou por um bom tempo no ensino fundamental, o Aurélio: Inovação significa ação ou efeito de inovar. / Introdução de alguma novidade na legislação, nos costumes, na ciência, nas artes etc.


Analisando tais significados então como poderíamos inovar a área de Treinamentos/Training/Coaching/Palestras ou como preferir já que essa é uma de minhas áreas de atuação. Quando dizemos para as pessoas sobre um Treinamento ou uma Palestra como tema (ocorrido com todos que já perguntei) logo vem a idéia de um cara chato em cima de um palco cheio de demagogia como se estivesse falando sobre a verdade absoluta , algumas mais bem produzidas utilizando-se de recursos audiovisuais porém com as mesmas frases e exemplos clichês que já estamos cansados de saber porém a maioria continua sem saber como aplicar.

Diante desse cenário nós da agência Imagine nos desafiamos a criar algo verdadeiramente inovador nessa área aceitando e entendendo que a economia global nos tempos atuais passa por uma incrível transformação baseada no CONHECIMENTO.


Se for baseada no CONHECIMENTO o que realmente importa para as corporações nos tempos atuais é a INOVAÇÃO e INOVAÇÃO vem de GENTE.


O ser humano passou a ser a chave das estratégias das empresas e um empresário empreendedor sabe que a ÚNICA coisa importante dentro de sua empresa são as pessoas, são seus colaboradores. Empresas com grandes patrimônios não valem de nada, vejam aí grandes empresas aéreas passando por grandes dificuldades, ou então imaginem o que seria de um império chamado Disney cujo produto é vender MAGIA e SUPERAÇÃO DE EXPECTATIVAS se não houvesse colaboradores realmente comprometidos com essa idéia e realizando um serviço ESPETACULAR?


O maior patrimônio de uma empresa é o INTANGÍVEL = PESSOAS.


Mas se isso é uma verdade? Por que tantas empresas ainda estão presas ao modelo de gestão industrial velho? Aos tempos antigos de Coronéis e capatazes?


Quando os líderes deixam de ser coronéis, eles não precisam mais de capatazes. Os Coronéis não gostam de sujar as mãos então contratam para esse serviço os capatazes, hoje em muitas empresas (ruins), são conhecidos como gerentes. E o que fazem esses capatazes? NADA.

E quando se pergunta o que eles fazem, vêm as velhas respostas Eu coordeno... Eu supervisiono... Eu controlo... Eu mando... Ou seja, NADA. Eles passam o dia todo controlando os outros: _ Terminou o que eu pedi? Fez o relatório? O "HOMEM" está me pressionando.

Aliás, sempre tem um "HOMEM" pressionando. Esse tipo de colaborador mesmo que ele não saiba está desempregado, não sabe fazer NADA, só controlar.


Mas essa estrutura ainda existe, pois há um terceiro tipo de pessoas trabalhando nos dias de hoje. Se ainda existem coronéis e capatazes são porque ainda tem uma maioria de pessoas que tem vocação para serem ESCRAVOS e é aí que o empreendedorismo pode fazer a diferença.

As pessoas não podem mais ir ao mercado de trabalho como escravos. E o que são os escravos?


Primeiro eles detestam trabalhar. Pergunte a um deles, por exemplo, o que fariam se ganhassem na Mega sena e a resposta seria que NUNCA MAIS apareceriam naquela porcaria de empresa.

Segundo eles sofrem da síndrome do Domingo e começam a passar mal só de pensar que devem ir trabalhar no dia seguinte.


E terceiro confundem o seu salário completamente achando que ganham pouco demais se esquecendo de uma regra presente desde Adão e Eva que é que as pessoas recebem por sua RARIDADE e não pela sua IMPORTÂNCIA. Exemplo os professores ganham mal por quê? Porque existem muitos enquanto outros ganham verdadeiras fortunas como é o caso de jogadores de futebol. Então os escravos começam a trabalhar mal, pois estão ganhando pouco: _ O dinheiro que eles me pagam não é para fazer um trabalho espetacular.


Se você ganha pouco FAÇA UM TRABALHO ESPETACULAR, pois com certeza ALGUÉM vai te encontrar assim como o jogador de futebol no início da carreira que ganha quase nada, mas nem por isso vai sair fazendo gols contra e sim realizar um trabalho espetacular para que alguém o ACHE.


O escravo tem ainda uma característica extremamente ruim. É que ele não gosta do salário ele gosta é dos benefícios: _ Há, mas tem cesta básica? Tem vale refeição? Tem convênio médico?


Pois é a estrutura industrial VELHA está aí para a maioria das empresas e para se libertar devemos perguntar: Qual é o meu valor no mercado? Quantas empresas estão querendo me contratar? Sou empreendedor? Qual é o serviço espetacular que venho realizando? Estou sendo escravo? Estou sendo Coronel ou Capataz?


Nós da agência imagine não damos palestras e treinamentos comuns.
Nós mudamos comportamentos pela prática inserindo novos HÁBITOS.
Viemos para isso! E vocês?
Realizamos um serviço espetacular confiram:

- Reportagem na TV GLOBO sobre um de nossos Treinamentos TEATRO SHOW Mercado de Trabalho:

http://gazetaweb.globo.com/v2/videos/video.php?c=8263

- Veículos de comunicação falam sobre o Projeto Teatro SHOW Mercado de Trabalho (Mídia Espontânea):
http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias.kmf?canal=374&cod=10699002
http://www.coisasdemaceio.com.br/modules/news/article.php?storyid=21797
http://www.jusbrasil.com.br/politica/5868826/teatro-show-mercado-de-trabalho-e-apresentado-no-cepa
http://maceioagora.com.br/noticias/noticias.asp?cod=31718
http://www2.alagoas24horas.com.br/conteudo/?vEditoria=Educa%E7%E3o&vCod=92386
http://www.alemtemporeal.com.br/impressao.php?id=1849&s=eventos
http://secomal2.achanoticias.com.br/noticia.kmf?cod=10699002
http://www.cadaminuto.com.br/noticias/imprimir/ano/2010/mes/09/dia/19/permalink/teatro-show-mercado-de-trabalho-sera-apresentado-no-cepa-nesta-segunda-e-terca
http://exkola.com.br/scripts/noticia.php?id=39837207

Leandro Fray é conferencista e diretor da Agência Imagine. Estudou Comunicação Social com ênfase em Marketing. Teatro, Endomarketing e Publicidade e Propaganda. É trainer e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, Especialista em treinamentos comportamentais e também certificado pelo Disney Institute no Treinamento as Chaves da Disney.

A Imagine é uma agência de Marketing de Guerrilha, Training e Eventos, especializada em desenvolver estratégias e ações de marketing diferenciadas com alto impacto e totalmente inovadoras cujo objetivo é surpreender, pelo inesperado, pelo barulho, pela emoção, pela ousadia e pela agilidade e o melhor com um investimento baixo.
- Entrevista na UPTV (Emissora de São Paulo capital) no Programa Alma do Negócio com Leandro Fray Diretor da agência Imagine: http://vimeo.com/15085377

Nenhum comentário: