sexta-feira, abril 02, 2010

Só com Tempestade provemos a Bonança?

Essa madrugada estive navegando na internet lendo artigos sobre o tema em questão e me deparei com um artigo interessante do Cesar Gnan, membro da rede social da revista e programa Pequenas Empresa & Grandes Negócios assim como eu também.


Em seu artigo César argumenta sobre o título deste post: “Não questiono aqui se as crises são importantes ferramentas para gerar oportunidades. Tenho isso como certo também. Apenas acredito que nosso mecanismo de pensamento funciona errado por manter esse fator como o provocador da mudança, e não a busca pela melhoria constante, pelo aprendizado infinito e pela necessidade de desenvolvimento inerente à espécie. Já saímos da era das cavernas. Tempo em que o mundo selvagem obrigava luta pela sobrevivência e acomodações valiam a vida.”

De fato concordo com a opinião dele. Devemos nos adaptar sim as crises porém não espera-las para que possamos ter uma grande idéia. Isso é comodismo.

Para desenvolvermos nosso espírito empreendedor temos que adotar uma postura de desejar fortemente nosso objetivo, não ter medo de arriscar, foco, perseverança, paciência e muita disciplina.

Muitos irão dizer que falar é fácil, porém digo com muita segurança, que se você realmente mudar suas atitudes, ousar sair da sua zona de conforto, é possível se tornar uma pessoa mais criativa, mais empreendedora em tudo que faz.

O primeiro passo dessa jornada é você escolher um objetivo, desejá-lo fortemente e através disso criar todo um planejamento para alcançá-lo.

As pessoas não estão acostumadas a desenvolverem um planejamento de vida, por isso, muitas demoram muito ou até mesmo a vida toda e não conseguem atingirem seus objetivos.

Algumas dirão: “Para quê planejar?” , “ Vou fazer isso quando tiver dinheiro!” “Se der uma CRISE ou o mercado virar penso nisso” entre outras frases de comodismo.

A velocidade com que o mercado nos atinge não nos permite esperar, não nos permite se acomodar, esperar a tempestade, isso é utopia. E outra por que esperar se posso agir de forma ousada agora, se posso mudar agora? Há mas não se mexe em time que está ganhando? Ok mas isso pode ser aplicado no futebol e não no dia a dia do mundo em que vivemos hoje concordam?

Temos que ter a ousadia de ser diferente de pensar diferente.

E ser ousado está diretamente relacionado com ser criativo também, pois a criatividade não é nada mais do que quebrar regras, mas para fazê-las, primeiro você deve conhecê-las.

Por exemplo, para um pintor surrealista tornar-se bom, ele precisa primeiro estudar o “Clássico” ou seja o realismo e depois quebrar as regras para tornar-se surrealista. O marketing a publicidade e a propaganda estudam o cliente (entendem suas regras), para depois poderem criarem alguma campanha, enfim conhecem e entendem primeiramente o "Clássico" para depois ousarem.

E se nós seguirmos essa linha de raciocínio iremos com certeza encontrar uma forma mais criativa de se fazer algo. Não é preciso que percamos noites de sono sobre “o como fazer”, comece a fazer naturalmente, relaxe, pois não conheço nenhum designer ou desenhista que começa a trabalhar sabendo exatamente o que irá criar. É claro que você deverá entender o trabalho, porém desconecte-se, assimile as informações, troque idéias, geralmente as melhores idéias surgem quando estamos fazendo outra coisa.

Busque alimentar sua mente como ler quadrinhos (caso nunca tenha lido ou a última vez que leu tinha 12 anos), vá ao cinema, jogue vídeo-game, vá ao teatro, reúna os amigos para uma partida do Jogo da Enciclopédia – quem não sabe enrola ou então WAR (quanto tempo você não joga um jogo de tabuleiro em família ou com os amigos?), enfim ouse mais em suas atitudes diárias.

A criatividade não pode ser entendida como um dom de poucos. Todo ser humano já a possuí em grande ou pequena escala, é necessário explorá-la. Porém depende de cada um ousar em pensar diferente.

Lembre-se se você pedir a Deus Paciência ele lhe dará uma situação horrorosa para que você possa trabalhar. Se você pedir a solução para resolver um problema ele lhe dará outro problema.

E se você lhe pedir a Bonança ele lhe trará a Tempestade.

Mas se você estiver aplicando esses conceitos e a Tempestade vier você estará com certeza PREPARADO para enfrentá-la se já não tiver se antecipado à ela.

Problemas todos temos mas lembre-se eles podem PIORAR. Prepare-se para superá-los.

Eu vim pra isso e vocês?

Nenhum comentário: